skip to Main Content

Saíra Editorial: espaço parceiro Flip 2020

Neste ano, a Saíra foi convidada para ser um espaço parceiro da Festa Literária Internacional de Paraty, que vai acontecer de modo virtual. Teremos mesas de discussão em dois dias: no dia 09 de dezembro, ainda este ano, e no dia 19 de janeiro, já em 2021. Imagine nossa empolgação!

Para abrir este momento, a primeira mesa será sobre música e literatura, com mediação de Thayslane Ferreira. Não perca: 09/12/2020 a partir das 14 horas.

Marco Prado é professor, historiador e guitarrista. Trabalha em escolas e projetos sociais há mais de 30 anos. Atualmente, é professor das disciplinas de apoio da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e professor de apreciação musical do Theatro São Pedro. Também atua como músico na banda Chá de Pólvora e no projeto solo Zeizs.

Maurício Pereira, músico paulista, tem 7 discos solo gravados, todos distribuídos por Tratore e disponíveis em streaming. Suas composições têm sido gravadas por artistas como Metá Metá e Maria Gadu, entre outros. Nos anos 80 criou a banda Os Mulheres Negras com André Abujamra. Nos anos 90 foi cantor do programa Fanzine, de Marcelo Rubens Paiva, na TV Cultura, e um dos pioneiros na internet, fazendo o primeiro show brasileiro ao vivo na rede. Faz palestras e oficinas sobre música, além de produzir conteúdo para cinema, teatro e imprensa.

A segunda mesa deste momento será sobre literatura e infância, com mediação de Roselaine P. Almeida. Não perca: 09/12/2020 a partir das 16 horas.

Ana Sharp é professora de Ensino Infantil e Fundamental, licenciada e bacharel em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi e mestranda pela Unicamp no Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, no qual pesquisa pedagogia da dança em espaços não formais de ensino. É também pós-graduanda em Direitos Humanos na PUC. Feminista e ativista pelos direitos humanos, da mulher e da infância, é uma das cofundadoras do Movimento Caos.a – educação sexual e outros direitos.

Antonio Junião, nascido em Campinas, é formado em Artes Visuais pela Unesp/Bauru e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Atuou como ilustrador e cartunista em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e veículos internacionais. Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre em 2011, o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (na categoria artes), além do prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004. Na literatura, já ilustrou livros para escritores como Léo Cunha, Fausto Antonio, Moacyr Luz e Angélica Lopes. Em 2018, seu livro infantil “Meu pai vai me buscar na escola”, em que assina o texto e as ilustrações, foi para escolas e bibliotecas públicas do país pelo programa PNBE2018. Tem textos publicados em livros coletivos no Brasil e na Alemanha. Mora em São Paulo e, além de artista visual e ilustrador editorial, é também Diretor de Arte e Projetos na Ponte Jornalismo, mídia digital com foco em direitos humanos.

A terceira mesa deste momento será sobre temas fundamentais da literatura, com mediação de Fábia Alvim. Não perca: 09/12/2020 a partir das 18 horas.

Amara Moira é travesti, feminista, doutora em Teoria e Crítica Literária pela Unicamp (com tese sobre as indeterminações de sentido no “Ulysses”, de James Joyce) e autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (hoo editora, 2016). Atualmente, está escrevendo um monólogo em pajubá chamado “Neca”, obra experimental em que uma travesti, por meio de uma linguagem tão poética quanto caótica, conta as histórias absurdas que já viveu.

Alcides Villaça é professor titular de Literatura Brasileira da USP, onde leciona desde 1973. É também poeta, ensaísta e crítico literário. Publicou “O tempo e outros remorsos” (poesia, Ática, 1975), “Viagem de trem” (poesia, Duas Cidades, 1988), “Passos de Drummond” (ensaio, Cosac Naify, 2006), “O invisível” (poesia, Editora 34 Letras, 2011) e “Ondas curtas” (poesia, Cosac Naify, 2014).

O acesso para quem quiser assistir – e você é mais do que bem-vindo(a)! – será por meio do YouTube, da Flip (youtube.com/user/flipfestaliteraria) e da Saíra (youtube.com/channel/UC-y4heAKz9l3jrygF1DsQ9Q).

 

E, no dia 19/01/2021, vai ter mais!

Back To Top