COLEÇÃO TRAVESSIA

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que, durante a educação básica, o aluno trabalhe o que se chama de temas contemporâneos transversais. A ideia dos TCT (como são conhecidos) é que os conteúdos da educação formal sejam contextualizados com práticas que ampliem as possibilidades de cada aluno se tornar um cidadão capaz de lidar com o mundo ao seu redor.

São temas contemporâneos porque estão ligados ao tempo em que são compreendidos, analisados e exercidos, atendendo à sociedade contemporânea. São transversais porque não pertencem a uma área específica do conhecimento, mas atravessam todas elas em maior ou menor medida.

Esta coleção, que tenta traduzir no nome esse caráter integrador entre as áreas do conhecimento, pretende oferecer à escola, aos professores e aos alunos os treze temas contemporâneos transversais propostos pela BNCC, agrupados ou não, ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo o texto da Base,

cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.

O estudo completo desta coleção garante que o aluno, ao concluir esse segmento de sua educação formal, terá tido contato – na faixa etária mais adequada – com os temas que permearão toda a sua vivência como cidadão.